A chave do seu sucesso é Midas. Faça-se franquiado!

A importância de mudar a embraiagem


Mudar a embraiagem da sua viatura é importante e nós explicamos o porquê. A embraiagem exerce um importante papel no funcionamento do automóvel, uma vez que é o mecanismo de ligação entre o motor e a caixa de velocidades. A embraiagem permite alterar as mudanças do seu carro enquanto conduz e, também, transmite a potência do motor para as rodas. Por estes motivos, é importante que entenda quando deve mudar a embraiagem.


Alguns dos sinais que indicam que está na hora de passar numa oficina Midas para mudar a embraiagem são: o pedal da embraiagem estar mais duro ou leve que o habitual, quando pressiona o acelerador e o carro não acelera, mas as rotações sobem ou se notar um cheiro a queimado ou um ruído estranho antes inexistente. 


Assim que alguns destes sintomas sejam notados, é importante levar o veículo a uma oficina MIDAS e pedir um diagnóstico de embraiagem. Circular com a embraiagem desgastada pode danificar outras peças do automóvel e, consequentemente, aumentar o valor do arranjo final. A segurança dos passageiros pode ficar em risco. 


Apesar de não ter sido estipulado pelos fabricantes qual o tempo de vida útil da embraiagem dos diferentes automóveis, deverá questionar a sua oficina MIDAS se chegou o momento de mudar a embraiagem aos 100.000 a 200.000 km, dependendo de como a utiliza e do tipo de condução que pratica.


Há algumas práticas que impulsionam o rápido desgaste da embraiagem, como por exemplo: sobrecarregar o carro, engatar mudanças erradas, reduzir bruscamente de velocidade, arrancar em subidas ou manter o carro parado em subidas apenas com recurso à embraiagem (ponto de embraiagem).  


Boas práticas para preservar a embraiagem



Para que não tenha de mudar de embraiagem antes do tempo previsto temos algumas dicas que o vão ajudar a preservá-la.

  • Não descanse o pé na embraiagem, isso faz com que esta desgaste mais rapidamente;
  • Não use a embraiagem para manter o carro parado, isso desgasta-a;
  • Deve pisar o pedal da embraiagem sempre até ao fundo; 
  • Deve respeitar os limites de carga do veículo;
  • Não deve arrancar em segunda;
  • Deve soltar a embraiagem lentamente. 


Conduzir na cidade pode ser uma das causas de danos na embraiagem, mas o principal motivo de avaria é o seu uso inadequado. Ao mudar os seus hábitos de condução, está a evitar desgastes prematuros e, assim, a adiar mudar a embraiagem.


embraiagem-banner


Se sentir que o pedal da embraiagem do seu carro se tornou muito leve ou duro, ou se começa a sentir dificuldade em mudar de velocidade, está na hora de visitar a oficina MIDAS mais perto de si para mudar a embraiagem.