Tubo de Escape: qual a importância do sistema onde está inserido?O sistema de escape do seu automóvel é constituído por uma série de componentes, entre eles o tubo de escape, que têm como funcionalidade o redireccionamento dos gases de combustão do motor até ao exterior do seu carro. Há uma ligeira diferença entre este sistema num carro a gasolina e a diesel, no entanto desempenha as mesmas três funções: expelir os gases do motor para o exterior, reduzir o ruído e as emissões do seu veículo.
Como é constituído o sistema onde o tubo de escape está inserido?Este sistema de escape, onde encontramos o elemento mais conhecido – o tubo de escape - é constituído por um primeiro catalisador cuja função principal é transformar o venenoso monóxido de carbono em dióxido de carbono , pelo filtro de partículas, que filtra até 95% das partículas sólidas cancerígenas , por um segundo catalisador com AdBlue, que reduz significativamente as emissões dos óxidos de Nitrogénio responsáveis pelas chuvas ácidas no planeta, por um silenciador, que reduz o nível de ruídos dos gases à medida que estes saem do carro, e por vários outros componentes que, no todo, desempenham um papel fundamental para manter o motor do seu automóvel limpo.. Por ser constituído por vários elementos interligados, é necessário que esteja atento a possíveis sinais que indicam que chegou o momento de substituir o tubo de escape ou qualquer outro dos componentes do sistema. Entre eles:
1. O motor começou a fazer alguns ruídos invulgares; 2. O ruído da saída de escape está a ficar cada vez mais alto; 3. Nota um aumento no consumo de combustível; 4. A linha do escape está danificada ou rachada; 5. Apercebeu-se de pequenas fugas na linha de escape.
Precisa de mudar o tubo de escape? Fale com a Midas!É aconselhado que se verifique o sistema de escape em todas as revisões, evitando assim possíveis gastos desnecessários com a reparação do mesmo. Passe pela sua oficina MIDAS e faça um check-up gratuito ao seu automóvel. Posteriormente, pode pedir um orçamento, sem compromisso.
Por o tubo de escape ser um elemento bastante exposto, é natural que possa vir a ganhar alguma ferrugem, fissuras e furos. Por isso, nada como agendar a sua visita à Midas, onde poderá contar com um conjunto alargado de serviços oficinais, acompanhados por técnicos especializados. Entre em contacto connosco e siga os conselhos dos especialistas Midas. |


