A chave do seu sucesso é Midas. Faça-se franquiado!

Volante do Motor: sintomas para substituição


O volante do motor apresenta sintomas que revelam que este deve ser substituído. Sabe como os identificar? Este elemento é uma peça fabricada em aço de forma circular, montada na parte de trás do motor, que liga o motor e a embraiagem. É utilizado para o arranque, embraiagem, transmissão e para amortecer as vibrações causadas pela rotação do motor do carro. 

Esta peça tem como objetivo armazenar energia cinética. De forma mais imersiva, o volante do motor armazena a energia que passa para o motor. Depois de receber força, o volante continua a sua inércia e é capaz de reduzir os movimentos bruscos. Para além disto, amortece as vibrações que têm origem no motor, o que proporciona uma condução mais confortável. 

É fácil identificar os sintomas de substituição do volante do motor. É alarmante quando o seu automóvel faz: 

  • Ruídos pouco comuns na hora de arrancar. Sugere-se que saia da viatura para apurar melhor a sua origem;
  • Ruídos ao pisar o pedal da embraiagem. Sugere-se que os escute fora do carro, preferencialmente, junto o motor;
  • Ruídos quando o motor do automóvel está ao ralenti. 


Como aumentar o tempo de vida útil do volante do motor


O volante do motor é extremamente sensível às avarias. Podemos considerar que é um mecanismo de funcionamento e desgaste constante, no entanto, se usado corretamente, o seu tempo de vida útil pode ser alargado.  Para isso, é necessário usar corretamente a embraiagem, pois o volante do motor está vinculado ao pedal e usando moderadamente a embraiagem, a peça não se desgasta com tanta facilidade. Assim, as principais dicas para não desgastar de forma prematura o volante do motor é usar a embraiagem de forma suave, sem soltar bruscamente e não acelerar com fora quando circula a baixa rotação. 


A substituição do volante do motor deve ser feita aquando da substituição da embraiagem. O valor do volante do motor varia consoante a marca e o modelo para o qual está desenhado. Mudar o volante do motor não é tarefa fácil, por esse motivo deve ser feita por especialistas. Assim, se detetar estes sintomas no volante do motor, deve levar o seu automóvel à oficina Midas mais próxima para que a peça seja substituída. 


motor-banner


A sua vida útil é de pelo menos 200.000 km, mas pode variar dependendo do seu estilo de condução. Começou a sentir diferenças no volante do motor? São sintomas de que este deve ser substituído em breve. Entre em contacto connosco e siga os conselhos dos especialistas MIDAS.