Viagens e Lazer

Viajar com animais: sim, pode tudo correr sobre rodas

09/06/2023

Viajar com animais: quem não gosta de passear com os seus donos que levante a pata. 

 

Viajar com animais pode ser desafiante. Isto porque, apesar de adorarem a companhia dos seus donos, os animais de estimação nem sempre estão habituados às viagens, que lhes podem provocar stress ou deixá-los com mau estar físico. Tudo depende da personalidade do seu animal, do tamanho da viagem e da forma como esta é preparada.  

 

Como em tudo na vida, a experiência ajuda-nos a melhorar e a enfrentar os imprevistos, por isso não desanime. Se a primeira viagem não correr muito bem, há sempre a próxima.  

  

Entretanto, como em todas as pequenas aventuras com eles, há sempre dicas que pode seguir para tentar minimizar os imprevistos e transformar uma viagem com um companheiro de 4 patas numa viagem sobre 4 rodas.  

  

 

Da casota ao carro: a checklist que deve reler sempre que for viajar com animais. 

 

Ao sair do seu ambiente de conforto, o seu animal de estimação pode reagir das mais variadas formas. Relembre-se sempre de verificar esta lista, que deverá ter à mão antes de qualquer viagem. 

 

Assegurar a máxima segurança ao volante 

Manter a total segurança dentro do veículo é fundamental. Por mais divertido que seja imaginar o seu cão, gato... ou pássaro ao seu lado no carro, esta  é uma escolha arriscada que, a qualquer momento, poderá atrapalhar a sua condução. Da mesma forma que, em caso de acidente, devido ao stress, o seu animal poderá reagir de forma violenta aos prestadores de socorro.  Assim, opte sempre por: 

 

  • Utilizar uma caixa transportadora, que o levará em segurança; 
  • Colocar-lhe cinto de segurança sempre que possível; 
  • Usar uma grade no porta-bagagens para divisão dos espaços. 

 

Manter um ambiente calmo no carro  

O ambiente dentro do carro também contribui para o sucesso de uma viagem com o seu animal de estimação: os sons muito altos devem ser controlados, a temperatura deve estar agradável e, sempre que possível, deverá levar um brinquedo que servirá para o distrair. Caso tenha um cão, experimente dar um passeio a pé com ele, para que gaste alguma energia antes de entrar no carro. Se tiver outro animal, brinque com ele antes da viagem, para que vá mais cansado para o carro. 

 

 

Falar com o seu veterinário 

O seu veterinário conhece bem o seu animal e, por isso, poderá dar-lhe as melhores dicas para uma viagem tranquila ou, até mesmo, recomendar medicamentos naturais para ajudar o seu animal a relaxar e a evitar os enjoos. 


Viajar com animais, como manda a lei. 

   

Para além do conforto e da segurança do seu animal de estimação, que, como já vimos, deverão estar sempre assegurados, há também questões legais ao viajar com animais, dentro e fora do país. O Código da Estrada é muito claro sobre o transporte de animais, que deverá ser feito em contentores apropriados. Caso a lei não seja cumprida, existem coimas que variam entre os 60€ e os 600€. E sempre que fizer viagens para o estrangeiro, deverá consultar as leis desse país no que diz respeito ao transporte de animais. Para que todas as suas viagens sejam sempre memoráveis, mas pelas melhores razões. 

Gostou deste artigo? Vai gostar ainda mais de nos conhecer pessoalmente. 

Faça o seu diagnóstico automóvel na Midas. Procure uma das nossas oficinas auto mais próximas de si, agende a sua visita e poderá contar com um conjunto alargado de serviços oficinais, acompanhados por técnicos especializados. Entre em contacto connosco e siga os conselhos dos especialistas MIDAS.