A chave do seu sucesso é Midas. Faça-se franquiado!

Líquido Anticongelante: porquê usar  

 

Conhecer a ação do líquido anticongelante e as suas vantagens durante as estações mais frias, pode ser fundamental para proteger e otimizar o funcionamento do motor do seu automóvel. Para um funcionamento ideal, o motor precisa de se manter longe das temperaturas mais baixas, principalmente das negativas. E é aqui que o líquido anticongelante prova a sua importância. Já explicamos o porquê.  

 

O que é o líquido anticongelante?  

 

O líquido anticongelante é um concentrado sintético, à base de glicol, que pode ser misturado com água ou outro líquido, diretamente no depósito de refrigeração. É usado para prevenir o congelamento de qualquer líquido responsável pela manutenção da temperatura do motor em níveis ideais.  

 

Além disso, previne também a ferrugem e a corrosão dos órgãos do sistema de refrigeração.  

 

Como atua? 

 

Explicando de um modo muito simples, o líquido anticongelante é bombeado desde o depósito de refrigeração até ao radiador, passando pelo bloco do motor e cilindros, para arrefecer todo o metal entretanto sobreaquecido pela ação da fricção mecânica e da combustão de gasóleo ou gasolina. 




anticongelante-bannerrrrr




Vantagens de usar líquido anticongelante.  

 

Além das vantagens supracitadas - arrefecimento eficaz e proteção contra a ferrugem e corrosão - o anticongelante assegura ainda outras:  

 

  1. Um ponto de ebulição superior ao da água(que rapidamente evapora e deixa de ser eficaz);  
  2. Manutenção das peças de plástico e de borracha intactas;  
  3. Auxílio na redução do eletrólise. 

 

Quando mudar o líquido anticongelante?  

 

Normalmente a cada 30.000km ou a cada dois anos. No entanto, esta informação não dispensa a consulta das instruções do fabricante do seu carro.  

 

Posso misturar diferentes líquidos anticongelantes?  

 

Não. A mistura incorreta de anticongelantes pode conduzir ao mau funcionamento ou mesmo falha total do sistema de refrigeração, com danos irreparáveis para o motor. Novamente, deve sempre consultar as indicações do fabricante do seu automóvel.  

 

Ao seguir os nossos conselhos de especialistas e visitar as nossas oficinas Midas Portugal, estará a evitar o sobreaquecimento do motor por falta de anticongelante, bem como muitos outros problemas resultantes de uma má manutenção.