NOVA REDE DE OFICINAS MIDAS em Portugal. O mesmo amarelo de sempre, com nova gestão e um serviço de excelência.

Alternador: o que é e como funciona?



Sabe o que é o alternador do carro e qual é a sua função? Falamos de um dos componentes mais importantes dos automóveis a combustão, sendo que os carros elétricos também estão equipados com uma espécie de alternador com objetivos semelhantes.


A função do alternador é fundamental para o funcionamento do automóvel. O alternador é um motor que gera eletricidade através de indução magnética. Essa eletricidade é usada para alimentar o sistema elétrico do carro e todos os sistemas associados. A energia elétrica que sobra da alimentação dos sistemas é usada para carregar ou manter a carga da bateria.


Funcionamento do alternador


O alternador é acionado pelo motor, sendo a sua ligação feita por uma correia. Com  este a trabalhar, gera corrente alternada que é transformada em corrente contínua.


Quando o motor é ligado, o regulador é autoalimentado com energia produzida pelo próprio alternador. Desta forma, torna-se autossuficiente e fornece a energia necessária para o funcionamento de sistemas do carro, como o ar condicionado, o rádio e outros.


Se o alternador estiver a funcionar de forma correta, sem problemas, a luz do painel de instrumentos apaga-se. Se a luz não apagar após o arranque do carro, então pode ser uma indicação de que o alternador não está a fornecer energia aos sistemas auxiliares.


A título de curiosidade, nos carros mild-hybrid (48v), o alternador convencional é substituído por uma máquina elétrica, cujo princípio de funcionamento é similar, mas que assume também outras funções, como auxiliar o motor a combustão.


Nos carros elétricos, as baterias têm parte da função do alternador.


Peça já o seu orçamento para a revisão do seu veículo:


conselhos_alternador_desktop