NOVA REDE DE OFICINAS MIDAS em Portugal. O mesmo amarelo de sempre, com nova gestão e um serviço de excelência.

Sabe como fazer a regeneração forçada do filtro de partículas? Nós explicamos. 


Antes de explicar como fazer a regeneração forçada do filtro de partículas, é importante perceber em que consiste esse filtro. O filtro de partículas está instalado no sistema de escape e tem como função a retenção de partículas danosas para a atmosfera. O filtro pode remover até 80% das partículas do escape.   



Regeneração do filtro de partículas na prática 


O filtro de partículas, no seu interior, é composto por uma estrutura de malha ou rede, que retém partículas de fuligem e cinzas. Para que o máximo desempenho do filtro se mantenha, é necessário proceder à sua limpeza regularmente. No filtro de partículas, a designação correta para a sua limpeza é regeneração. O procedimento passa por fazer com que a fuligem retida seja queimada a elevada temperatura até que a cinza se torne residual. E como se faz isso? Vamos descobrir.  


Assim que o automóvel indica que deve ser realizada a regeneração do filtro de partículas, é necessário que o condutor efetue os seguintes passos, assim que o possa fazer com segurança: com o motor a uma temperatura normal o condutor de acelerar a mais de 70 km/h mantendo as 2500 rotações por minuto. O nível de bloqueio do filtro determina o tempo necessário para o procedimento.  


Quando o sinal indicador de regeneração do filtro de partículas apaga, significa que o processo de regeneração foi realizado com sucesso.  


filtro-de-partiuculas-banner_


Luz indicadora de regeneração do filtro de partículas: não ignore


Ao ignorar a luz indicadora de regeneração do filtro de partículas, não efetuando o procedimento acima mencionado, a acumulação da fuligem no filtro pode chegar até cerca de 75%. Nesta situação, deverá acender-se uma luz de aviso e a solução já não passa por conduzir a alta velocidade.

  

Se isto acontecer, é necessária uma regeneração forçada do filtro de partículas. Um processo de manutenção que deve ser implementado pelo fabricante de modo a assegurar a proteção do veículo. Este pode apenas ser realizado por um concessionário ou oficina. Se a regeneração forçada não for realizada, a percentagem de fuligem acumulada pode passar os 85%. Se tal acontecer, o filtro de partículas tem de ser obrigatoriamente removido para que seja possível fazer uma limpeza manual ou, caso seja necessário, substituição. Neste caso, existe uma despesa acrescida.  


Evite despesas extras. Na Midas encontra a melhor oferta de manutenção automóvel e revisão de componentes, incluindo o filtro de partículas.