NOVA REDE DE OFICINAS MIDAS em Portugal. O mesmo amarelo de sempre, com nova gestão e um serviço de excelência.

Filtro do habitáculo: quando mudar?


O filtro do habitáculo do seu carro serve para filtrar e purificar o ar que entra no mesmo, eliminando, assim, os poluentes e os alergénios. Descubra mais sobre o filtro do habitáculo, quando mudar e quais os principais riscos de um filtro sujo.

 

Filtro do habitáculo: quando mudar?

Para evitar irritações e alergias causadas por um filtro de habitáculo sujo, habitualmente recomenda-se a sua substituição todos os anos, ou a cada 15.000 km.

 

Quais são os sinais de que é preciso mudar o filtro do habitáculo?

 

Verifique se o sistema de ventilação do seu carro apresenta um destes sinais:

·       Tem um odor desagradável;

·       Está menos eficiente;

·       Não é capaz de desembaciar o para-brisas do carro.

Em caso afirmativo, não hesite mais: está na altura de fazer uma visita à sua oficina.

 

Quais são os riscos de um filtro do habitáculo sujo?

 

Se o filtro do habitáculo do seu carro estiver demasiado sujo, deixará de desempenhar a sua função e poderá bloquear a passagem de ar do exterior. No caso extremo de o filtro estar completamente bloqueado, pode mesmo chegar a danificar o motor do sistema de ventilação da sua viatura.


Onde se localiza o filtro do habitáculo?


Apesar de ser essencial à sua saúde, dado que bloqueia vários poluentes e alergénios, odores e impurezas que, de outra maneira, entrariam no seu carro, o filtro do habitáculo não tem uma localização específica

Assim, se quiser mudar o filtro do habitáculo, tem de estar preparado para encontrá-lo em locais diferentes, dependendo do modelo da sua viatura:


·       No porta-luvas (atenção, poderá ter de retirar o porta-luvas para aceder ao filtro de habitáculo ou ao filtro de pólen do carro);

·       Na zona do motor por baixo do para-brisas;

·       Na coluna central do seu carro.


Mudar o filtro do habitáculo não é uma operação muito complexa, mas exige, ainda assim, algum conhecimento de mecânica. Se não tem esse conhecimento ou se tiver dúvidas, recomendamos que contacte a sua oficina.


Aproveite para fazer um diagnóstico gratuito ao ar condicionado

 

Como já tivemos oportunidade de referir, deve mudar o filtro do habitáculo todos os anos ou a cada 15.000 km, e o sistema de ar condicionado do seu carro também requer uma manutenção periódica. Assim,  recorra aos melhores profissionais para garantir a verificação completa e eficiente do seu ar condicionado, assegurando a deteção de todas as questões que exijam resolução mais ou menos imediata.