NOVA REDE DE OFICINAS MIDAS em Portugal. O mesmo amarelo de sempre, com nova gestão e um serviço de excelência.

Importância do Filtro das Partículas


Sabe qual é a função do filtro de partículas para o funcionamento do seu automóvel? De forma aos veículos conseguirem cumprir com a Norma Anti-Poluição Euro V este componente tornou-se praticamente de instalação obrigatória nos sistemas de escapes nos carros a gasóleo (diesel), a partir de 2009. Hoje, podemos encontrar Filtros de Partículas em veículos não só a diesel como também a gasolina.


A função do filtro de partículas é a retenção no seu interior de resíduos nocivos, de modo a impedir a sua libertação para a atmosfera. Em boas condições, um filtro de partículas permite reter até 80% de elementos nocivos para o ambiente. O filtro de partículas é essencial para garantir a condução responsável e segura dos automóveis a diesel e gasolina.


Como funciona o filtro de partículas?


Como já foi mencionado, o filtro de partículas retém resíduos nocivos, posteriormente incinerados durante o andamento do veículo.


Para atingir às temperaturas necessárias para essa incineração, sempre acima dos 450° C, o motor tem de funcionar durante um determinado tempo em rotações mais elevadas. Este tipo de funcionamento facilmente se obtém em autoestrada, mas se, pelo contrário, um carro só circula em trajetos curtos, no pára-arranca dos meios urbanos, corre o risco de a fuligem se acumular no filtro de partículas, causando assim problemas.


conselhos_filtro_particulas_desktop


Por exemplo, uma das razões que pode levar ao sistema “Start and Stop” deixar de funcionar é o entupimento excessivo do filtro de partículas (acima dos 50%).


É nestas alturas que tem de “esticar o carro”, passando a expressão. É importante percorrer alguns quilómetros a velocidades perto do limite máximo na autoestrada mais próxima, para regenerar o filtro de partículas. É fundamental que alterne as viagens mais curtas do dia-a-dia com percursos mais longos onde pode “puxar” mais pelo motor.


A manutenção (limpeza) do filtro de partículas deve ser feita a cada cem mil quilómetros. Na rede de oficinas Midas vai encontrar a melhor oferta no que toca à manutenção do seu automóvel e revisão de vários componentes, incluindo o filtro de partículas.