Luzes Médios: quando utilizar 

Luzes médios ou luzes de cruzamento, sabe em que situações deve usar? Para circular em segurança é necessário ter em conta diversos aspetos. Saber utilizar corretamente as luzes do seu carro é um deles. Sabe quais as luzes que se apresentam como mais importantes? Neste artigo da Midas contamos-lhe tudo. 

 

Tudo o que precisa de saber sobre as luzes médios 

As luzes médios ou luzes de cruzamento são essenciais num veículo. 

A cor destas luzes, os médios, podem variar entre o amarelo e o branco. Servem para iluminar a estrada, até cerca de 30 metros, sem provocar encandeamento. Os veículos ligeiros e pesados preveem duas luzes, enquanto os motociclos podem ter duas ou apenas uma.

Estas luzes, os médios, são usadas obrigatoriamente desde o anoitecer (lusco-fusco do pôr-do-sol) até ao amanhecer. Mas a sua obrigatoriedade não fica por aqui. Devem também ser utilizadas em:

- Túneis sinalizados;

- Perante condições atmosféricas e ambientais que o justifiquem;

- Vias de sentido reversível. 

 

luzes-medios_29

 

Sabia que os condutores de motociclos, triciclos, quadriciclos e ciclomotores devem circular com os mínimos ligados, mesmo durante o dia? O mesmo se aplica a veículos de mercadorias perigosas e transportes coletivo de crianças. 

Não se esqueça, se estiver parado pense nos outros condutores e opte por utilizar as luzes de presença, de modo a evitar o encandeamento. 

Com a ajuda dos especialistas Midas, aprende a utilizar corretamente as luzes do seu veículo. A sua má utilização ou não utilização pode implicar coimas e valores acrescidos. Seja amigo da sua carteira e siga os conselhos dos especialistas Midas.