A chave do seu sucesso é Midas. Faça-se franquiado!

Caixa de velocidades: o que é?


A caixa de velocidades tem como função transmitir a potência do motor do seu carro para as rodas, sendo por este motivo um dos mais importantes componentes do seu automóvel, mas também um dos mais caros de reparar. Assim, é importante que cumpra a manutenção recomendada, principalmente quando a mesma for automática.


Embora o seu automóvel consiga transmitir potência sem a presença da caixa de velocidades, esta tem como objetivo dosear a sua quantidade certa, através da chamada rotação contínua. Também por isso sofre um maior desgaste, daí a necessidade de mudar o óleo da caixa de velocidades com alguma regularidade.

 

Mudar o óleo da Caixa de Velocidades 


Existem caixas de velocidades manuais e automáticas de diferentes tipos, dimensões e número de relações, em função do carro onde esta está integrada. 


Caixa de velocidades automática: 

. com transmissão automática, que não exige que o condutor mude as mudanças manualmente.


Caixa de velocidades manual:

. são equipadas com um pedal de embraiagem, que tem de ser pressionado para se poder engrenar uma mudança de velocidade.


Todas as marcas indicam dentro de que parâmetros é que o óleo da caixa de velocidades deve ser substituído, sendo que na maioria o aconselhado é a cada  100 mil quilómetros, como medida preventiva. Ao solicitar uma revisão oficial ao seu automóvel, estará a evitar o aparecimento de problemas que envolvam a caixa de velocidades do mesmo


Mas como saber se chegou o momento de agendar na Midas a revisão do seu automóvel? 


conselhos_manutencao_desktop


Dois dos principais sintomas de que poderá ter chegado o momento de mudar o óleo da caixa de velocidades são a presença de ruídos provenientes da caixa de velocidades ou a dificuldade em engrenar as mudanças.


Numa caixa automática estranhe também se sentir a existência de um atraso significativo entre a aceleração e o aumento de velocidade do veículo. Outros sintomas que indicam que deverá verificar a sua caixa de velocidades é a existência de fluido derramado sob o automóvel, e o ruído de arranhar ao engrenar as mudanças.



Para evitar problemas na caixa de velocidades, siga os conselhos dos especialistas MIDAS ou visite uma das nossas oficinas