A chave do seu sucesso é Midas. Faça-se franquiado!

Válvula EGR: problemas mais comuns que pode encontrar


Saber quais as situações que podem surgir no seu automóvel, como os problemas da válvula EGR, pode ser fundamental para evitar várias alguns sustos com o seu automóvel. Esta válvula, que tem EGR como acrónimo para Exhaust Gas Recirculation, é também conhecida como Recirculação dos Gases de Escape, e refere-se a um componente mecânico antipoluição que está presente nos motores diesel e a gasolina. Permite-lhes, desta forma, limitar as emissões de gases poluentes para a atmosfera, através de uma espécie de reciclagem dos gases do escape. 


A principal função da válvula EGR é estabelecer uma ligação entre o coletor de escape com o da admissão. Assim, permite-lhe conseguir que uma parte dos gases libertados voltem a ser introduzidos nos cilindros do automóvel e desta forma originar um novo ciclo. 


A importância da válvula EGR: problemas a evitar


Variando de carro para carro e consoante a idade do próprio veículo e utilização, a válvula EGR pode ser orientada da seguinte forma:

  • Por um sistema de vácuo: através de um pequeno tubo de vazio, que está ligado ao coletor de admissão que existe num motor a gasolina, ou a uma bomba de vácuo no caso dos carros a gasóleo, que permite a abertura ou encerramento de uma válvula, em função da carga exercida sobre o motor.
  • Eletronicamente: as válvulas mais modernas incluem um servomotor elétrico, que recorre à informação da centralina, gerida por vários sensores como os do líquido de refrigeração, da temperatura do óleo e pressão da admissão, para enviar uma indicação a esse dispositivo.


Ao visitar uma oficina MIDAS e solicitar uma revisão atempada ao seu automóvel, estará a evitar o aparecimento de problemas na válvula EGR, que deve ser limpa regularmente ou até mesmo alterada, já que a fuligem libertada pela combustão acaba por obstrui todo o sistema do escape do seu carro.


valvula-egr-banner


Os principais sintomas que indicam que existem problemas na válvula EGR são: forte emissão de fumo negro pelo escape, paragem recorrente a baixas rotações ou uma perda de potência durante a aceleração. Se a válvula EGR estiver entupida ou danificada, corre o risco de aumentar a poluição provocada pelo seu automóvel ou até provocar vários problemas ao motor, o que pode levar a entupimento dos injetores do seu carro. Para evitar problemas na válvula EGR, siga os conselhos dos especialistas MIDAS.