A chave do seu sucesso é Midas. Faça-se franquiado!

Rolamentos da Roda: conheça os diferentes tipos  

 

Os rolamentos da roda são essenciais para quem gosta de ter sempre o carro pronto a rolar para mais uma viagem. Afinal, o seu mau funcionamento pode conduzir a diversos problemas, já que têm influência direta no movimento das rodas, limitando a resistência e o atrito no eixo para facilitar a rotação das mesmas. 

 

Estas pequenas peças de grande importância para a segurança da condução têm vindo a ser aperfeiçoadas e desenvolvidas ao longo de centenas de anos, já que os rolamentos da roda têm origem anterior à dos próprios automóveis. 


 

Como são constituídos os Rolamentos da Roda: 

São 3 o número de peças que constituem os rolamentos da roda: 

  • O anel interno é fixado ao eixo da roda; 
  • O anel externo- é montado no cubo da roda e possui uma pista onde ficam alojadas as esferas do rolamento 
  • As esferas - permitem a rotação concêntrica dos anéis e, portanto, das rodas. 

Os rolamentos da roda são peças desenvolvidas com máxima precisão, para poderem suportar os constantes atritos, choques e diferenças de temperatura, emitindo o mínimo de ruído possível. 

 

Existem 3 tipos de rolamentos da roda: 

  • De esferas - tal como o nome indica, usam esferas para garantir a rotação dos anéis interno e externo. São utilizados há dezenas de anos e dos mais comuns; 
  • De rolos- são mais fortes do que os tradicionais rolamentos de esferas, permitindo suportar cargas radiais mais pesadas e maiores velocidades; 
  • Cónicos - apresentam melhor resistência a cargas radiais, axiais e combinadas. A sua forma cónica permite-lhes ter maior rigidez do que outros tipos de rolamentos. 

 


02pneus_1200x3600000px

 

Saiba quando trocar os rolamentos da roda. 

 

As colisões contínuas com passeios e buracos são os principais motivos para acelerar o desgaste dos rolamentos. Uma vez danificados, o mau funcionamento começa a ser evidente no dia a dia.  

É muito importante reconhecer os sinais de rolamentos gripados e a precisarem de substituição. Um dos primeiros indícios é o barulho excessivo do rolamento. Assim, se começar a ouvir um barulho nas rodas, significa que chegou a hora de trocar os rolamentos. Se não o fizer, corre o risco que estes comecem a danificar os restantes componentes das rodas: cubo, eixos, etc.  

Se quer evitar essas complicações, não os deixe rolar muito mais ou pode acabar enrolado numa série de problemas.  

A substituição de rolamentos parece-lhe complexa? Não há problema, a Midas resolve. Oferecemos um serviço 100% profissional e com garantia. Visite as nossas oficinas auto e fique a par dos preços Midas

 

Se considera este artigo relevante e do seu interesse, fique atento aos conselhos dos nossos especialistas. Temos muitas mais dicas para si.  

 

Boas viagens e até à próxima leitura.