Dicas e conselhos
Ver o seguro pela matrícula é fácil e poupa-lhe algumas dores de cabeça.
23/02/2024
Habitualmente, olhamos para a matrícula do automóvel como o objeto que identifica o nosso veículo entre os muitos outros que nos acompanham na estrada, mas a verdade é que a sua função não se fica por aí. Podemos utilizá-la também para consultar as informações do nosso seguro e dos outros condutores. Sabe ver o seguro pela matrícula?
Logo após submeter os dados, vai obter imediatamente a informação de que está à procura:
• Entidade Seguradora
• Data de início do seguro
• Data de fim do seguro
• Número de apólice
Ah, e também existe uma app, se é o que está a pensar.
A app “Tem Seguro” é disponibilizada também pela Autoridade de Seguros e Fundos de Pensões e é para aqueles que gostam de ter sempre toda a informação na mão. Através da câmara do seu smartphone ou de uma fotografia preexistente, consegue identificar a matrícula do automóvel e verificar toda a informação que precisa.
E se a minha pesquisa não encontrar nenhum resultado?
No caso da pesquisa se encontrar em branco, quer dizer que a sua matrícula não está assegurada e a sua ação seguinte dependerá sempre da situação registada. Tenha atenção: em Portugal, o seguro de responsabilidade civil é obrigatório e se o responsável pelo veículo não tiver este seguro contratado, encontra-se em situação ilegal, sendo que o automóvel pode ser apreendido e a coima respetiva pode variar entre os 500 e os 2500 euros.
O que faço se estiver envolvido num acidente com um veículo sem seguro?
Caso se confirme a inexistência de seguro da outra viatura ao realizar a consulta da matrícula, o recomendado é chamar logo as autoridades ao local, podendo depois recorrer ao Fundo de Garantia Automóvel para pedir uma indemnização pelos danos sofridos. Este fundo, gerido pela ASF, destina-se a pagar indemnizações devidas em consequência de acidente de viação. De uma forma geral, o Fundo de Garantia Automóvel (FGA) pode intervir quando da natureza do acidente resultar o pagamento de indemnizações devidas por:
Danos corporais
· O responsável é desconhecido
· O responsável não beneficia de seguro válido e eficaz
· A empresa de seguros foi declarada insolvente
Danos materiais
· O veículo causador do acidente permanece abandonado no local do sinistro, não sendo portador de seguro válido e eficaz
· O responsável, conhecido, não beneficia de seguro válido e eficaz.
Na Midas só lhe trazemos boas notícias.
Além de termos serviços de mecânica de excelência comprovada espalhados por todo o país, damos-lhe também acesso a informação importante e útil que pode fazer a diferença no seu quotidiano. Já sabe, quando tiver algum problema com o seu carro, não hesite em visitar uma oficina MIDAS. Entre em contacto connosco e siga os conselhos dos nossos especialistas!





