A MARCA DE PNEUS BRIDGESTONEOs Pneus Bridgestone são fabricados com recurso a tecnologia avançada, por forma a corresponder às diversas condições de condução. Uma das características que mais se destaca nesta marca, é o desenvolvimento de compostos de borracha, que utilizam sílica e outras substâncias para aumentar a aderência e estabilidade dos pneus, em condições de chuva. Outra tecnologia utilizada nos Pneus Bridgestone é o design de banda de rodagem assimétrica, que permite que os pneus tenham um desempenho mais equilibrado em diferentes condições de condução, incluindo curvas, travagem e aceleração. Os Pneus Bridgestone são, assim, conhecidos pela sua durabilidade e desempenho, em longas distâncias, e por oferecerem uma condução suave e silenciosa. Uma curiosidade interessante sobre os Pneus Bridgestone é que estes foram fornecedores exclusivos da MotoGP, de 2009 a 2015.
História dos Pneus BridgestoneOs Pneus Bridgestone foram fundados em 1931, no Japão, por Shojiro Ishibashi. Inicialmente, a empresa começou por produzir pneus para bicicletas, mas rapidamente parou a sua atividade para se dedicar à produção de pneus para o exército japonês, durante a Segunda Guerra Mundial. Na altura, era uma das poucas empresas no Japão com capacidade para produzir pneus de alta qualidade, de forma rápida e em grande escala. Após o término da Guerra, expandiu as suas operações para incluir pneus para motociclos, carros, camiões e outros veículos. Nos anos seguintes, os Pneus Bridgestone tornaram-se num dos principais fabricantes de pneus do mundo, inovando no design de pneus e nas tecnologias de produção dos mesmos. Na década de 1960, os Pneus Bridgestone estabeleceram a sua presença internacional, abrindo fábricas fora do Japão e expandindo as suas operações de vendas para todo o mundo. Nos anos 80, a Bridgestone adquiriu a empresa americana de pneus Firestone, consolidando-se como uma das maiores fabricantes de pneus do mundo.
Veja também tudo sobre os nossos pneus:
Conselhos de especialistas
Perguntas mais frequentes
1. Como escolher o melhor pneu para o meu carro? Para escolher o melhor pneu para o seu carro, tenha em consideração fatores como as características técnicas determinadas pelos fabricantes dos pneus, a marca e o modelo do veículo, o clima e as condições de estrada em que conduz com mais frequência, assim como o uso feito pelo condutor do veículo. Considere também as avaliações e recomendações de especialistas em pneus. Peça aqui o seu orçamento de oficina gratuito.
2. Quanto tempo dura um pneu? A vida útil de um pneu pode variar de acordo com o tipo de pneu, a marca, as condições de uso e a manutenção, entre outros fatores. Geralmente, os pneus devem ser substituídos após 6 anos de uso, mesmo que os seus sulcos ainda estejam dentro dos limites legais.
3. Qual é a pressão correta dos pneus do meu carro? A pressão ideal dos pneus do seu carro pode ser encontrada no manual do proprietário do veículo ou na etiqueta de pressão dos pneus, localizada na porta do condutor. Verifique a pressão dos pneus regularmente, em especial antes de uma longa viagem, pois pneus com uma pressão incorreta podem afetar a segurança, o desempenho e o consumo de combustível do carro.
4. Como ler as informações contidas na lateral do pneu? Na numeração dos pneus, cada figura e cada letra representam uma característica do pneu que deve ser respeitada. Por exemplo: ● 205: é a largura do pneu; ● 55: a relação entre a altura da parede lateral e a largura do pneu (aqui a altura é igual a 55% da largura); ● R: tipo de estrutura do pneu R = radial; ● 16: diâmetro interno do pneu (diâmetro da jante em polegadas); ● 91: índice de carga. Esta figura indica a carga máxima que um veículo pode suportar (neste caso 91 = 615 Kg); ● V: código de velocidade. Indica a velocidade máxima suportada pelo pneu (V = 240 km / h); ● Tubeless: indica um pneu sem câmara de ar; ● E: indica que o pneu está em conformidade com a homologação europeia; ● MARCA: nome do fabricante do pneu; ● M + S: Mud + Snow, em português, lama e neve. Indica que é um pneu de inverno e que pode circular com segurança na neve; ● 3608: semana e ano de fabricação do pneu. Este dado indica que o pneu foi fabricado na semana 36 de 2008. Este é um dado muito importante! Sabia que os pneus perdem certas propriedades com o tempo se não forem armazenados corretamente?
5. Quando devo substituir os meus pneus? A maioria dos fabricantes recomenda que os pneus sejam substituídos quando a profundidade dos sulcos atingir 3 mm ou menos, ou após 6 anos de uso, mesmo que a profundidade dos sulcos ainda esteja dentro dos limites legais. Verifique regularmente a profundidade dos sulcos dos pneus e a sua aparência, para detetar quaisquer sinais de desgaste ou danos. Quer a opinião de um especialista? Faça o diagnóstico dos seus pneus, gratuitamente.
6. Qual é a diferença entre pneus de verão e pneus de inverno? Os pneus de verão são projetados para oferecer desempenho em condições secas e molhadas, quando as temperaturas ultrapassam os 7ºC. Os pneus de inverno, são projetados para oferecer aderência em estradas molhadas, geladas ou cobertas de neve, com temperaturas abaixo de 7ºC. Os pneus de inverno também são conhecidos como pneus de neve. Conheça o nosso simulador de dimensões de pneus da Midas.
7. O que são pneus “all season”? Os pneus “all season” são pneus que se adaptam a todas as estações, bem como às diversas condições de estrada.
8. Como economizar combustível com a escolha dos pneus? Os pneus de classe A permitem poupar combustível, bem como as emissões de CO2. Normalmente, estes pneus são identificados como "ECO" ou "Fuel Efficient".
9. Como verificar se os pneus estão alinhados corretamente? O alinhamento dos pneus é importante para evitar desgaste irregular dos pneus e o comportamento anormal do veículo. Verifique o alinhamento, junto de um profissional, se notar: ● Desgaste anormal das bordas internas ou externas dos pneus; ● Uma tendência de desvio para um lado ao acelerar e para o outro ao travar; ● Uma tendência de desvio para a direita ou esquerda a uma velocidade constante numa estrada plana; ● Uma certa dureza na direção; ● O volante mal centrado; ● Após uma curva, as rodas não voltam rapidamente a uma "linha reta".
Tem dúvidas se os seus pneus estão alinhados corretamente? Solicite o diagnóstico gratuito aos nossos especialistas e verifique a pressão do ar dos pneus.
10. Pode ser instalado qualquer tipo de pneus no meu carro? Não, uma vez que existem certas limitações legais. Os pneus do mesmo conjunto (dianteiro ou traseiro) devem ter as mesmas características comerciais e técnicas. Os pneus dos automóveis são verificados quanto ao índice de carga e velocidade. Os pneus no mesmo eixo devem ter características simétricas (marca, desenho, grau de desgaste). Por outro lado, o desempenho dos 4 pneus deve ser igual ou superior ao estabelecido pelo fabricante, correndo o risco de cometer uma infração, não passar na fiscalização técnica e perder a cobertura do seguro em caso de sinistro.
11. Como cuidar dos pneus para aumentar a sua durabilidade? Para aumentar a durabilidade dos pneus, certifique-se de verificar regularmente a pressão dos pneus, o alinhamento da direção e o equilíbrio das rodas, evitar sobrecarregar o veículo, acelerações e travagens bruscas. Quer verificar o seu sistema de travagem? Faça um diagnóstico gratuito na Midas. |








